Afinal, o que é IPTV?

Back to Blog

IPTV é a transmissão de sinais televisivos pela internet, e não por antena ou cabo, como temos hoje.
Os sinais são recebidos por um aparelho chamado set-top box e convertidos para que sejam visualizados na televisão. Para funcionar é necessário uma conexão banda larga com a internet de no mínimo 8 Mbps.

Benefícios e Vantagens do IPTV

O IPTV possui diversas vantagens quando comparada a métodos tradicionais de transmissão de conteúdo — por ser distribuído digitalmente, os ganhos com a qualidade da imagem e som são enormes.
Caso o provedor queira aumentar a oferta de canais disponível, basta aumentar a capacidade de transmissão da rede.

A migração para o meio digital muda a forma como lidamos com a nossa programação. Na ponta dos nossos dedos, o controle passa a ser uma ferramenta de interação com programas.

É possível participar da programação por meio de enquetes, comprar produtos que são exibidos na televisão e até alugar filmes.

Com as ferramentas de controle parental, pais podem garantir que os seus filhos não tenham acesso a conteúdos impróprios.

Guias de programação são disponibilizados com mais facilidade, permitindo que as pessoas possam se programar com mais facilidade.

Além disso, a implementação de tecnologias de Digital Video Recording permite salvar um programa com mais facilidade e qualidade.

A IPTV também representa uma nova era para os serviços de TV a cabo. Por ser integrada com os serviços de telefonia e internet, os custos de manutenção são reduzidos.

Ao contrário das estruturas normais, não há a necessidade de enviar todos os canais por uma única via.

Isso diminui os custos de licenciamento e contratação do serviço, aumentando o alcance das empresas do ramo.

Além disso, ao permitir que utilizadores paguem apenas pelos canais que eles precisam, as companhias ganham clientes mais fiéis.

Para as indústrias do ramo, a IPTV também representa a diminuição de gastos em outras áreas do serviço.

Com a popularização da internet, o custo de contratação da infraestrutura utilizada para a distribuição do sinal de TV diminui dia após dia.

Como o custo de IP set-top boxes também é menor quando comparado com as set-top boxes de TV a cabo, as companhias podem prover mais canais para os seus consumidores por um valor menor.

Com a redução dos custos, a concorrência tende a aumentar, pois a IPTV dá a oportunidade para pequenas e médias empresas provedoras de internet ampliarem as suas operações.

Com poucos investimentos, elas podem se habilitar a transmitir serviços de TV on demand que antes só eram disponíveis por meio de grandes empresas de TV a cabo.

Back to Blog